Hoje em dia, os dentistas são obrigados a manter um equilíbrio entre fornecer o melhor atendimento ao paciente e permanecer lucrativos e eficientes. As mudanças recentes na indústria odontológica e as expectativas dos pacientes criaram um mercado competitivo e introduziram novos desafios com os quais os dentistas nunca tiveram de lidar no passado.
O que era aceitável há dez anos não é mais tolerado pelos pacientes. Já se foram os dias em que os pacientes aceitavam um nível razoável de serviço. Os pacientes agora demandam um atendimento odontológico de excelência, com consultório odontológico e equipamentos modernos, tempo de espera zero, lembrete automático de consultas, agendamentos online, etc…
Com o aumento de novos consultórios odontológicos e as mídias sociais, acendeu uma forte competição entre os dentistas que agora são forçados a se tornarem criativos nas maneiras de reter pacientes e adquirir novos. Alguns oferecem preços baixos e promoções especiais, outros oferecem atendimento fora do expediente e finais de semana.
Essas táticas podem ajudar um pouco o dentista, mas não são a solução permanente. A solução para um cliente satisfeito e ao mesmo tempo manter a lucratividade é ter um software de gerenciamento de consultório odontológico.
Um dos recursos mais importantes de um bom software é sua facilidade de uso. Se você ainda estiver usando um software de desktop que foi construído na década de 1990, provavelmente seu software é difícil de navegar, lento, vai precisar atualizar de vez em quando, requer backup diário ou semanal de dados e requer manutenção cara e constante. Sua equipe passará mais tempo cuidando do software em vez de construir relacionamentos com seus pacientes.
Outro recurso obrigatório em seu software é a capacidade de acessar seus dados em qualquer dispositivo, seja um PC, MAC, tablet ou Smartphone. Desta forma, você está sempre conectado com sua equipe, independentemente de sua localização.
Seu software deve fornecer a você a capacidade de controlar suas finanças e custos por meio de um painel didático e de relatórios intuitivos.
O software deve ser capaz de fornecer uma visão abrangente de seus negócios com a capacidade de se aprofundar para obter detalhes mais completos. Descubra quantos atendimentos você realizou, qual sua lucratividade, quanto custa sua hora clínica, quanto tempo foi o tempo de espera de seus pacientes, quanto estão suas contas a receber e pagar, de onde seus pacientes estão vindo, etc…
A possibilidade de criar listar de rechamadas para agendar pacientes que não voltaram na manutenção do aparelho ortodôntico ou para aquele paciente que fez a última limpeza a mais de 6 meses, a fim de manter a agenda sempre ocupada e o paciente sempre perto de você, também é fundamental para o sucesso de um consultório odontológico.
Então se o seu consultório odontológico não possui um sistema de software que agiliza suas operações e ajuda ativamente a atingir seus objetivos, a hora de fazer upgrade é agora.