A D A X

Gestão Inteligente

Blog Qual o Melhor Software Odontológico?

Blog Qual o Melhor Software Odontológico?

Diante das muitas opções de ferramentas presentes no mercado tecnológico, é normal existir uma dificuldade em encontrar os softwares odontológicos que se encaixam melhor nas necessidades de sua clínica.

Aqui vamos dar algumas dicas objetivas para você avaliar no momento de escolher o software de gestão:

  1. Avalie a necessidade do seu consultório

Antes de começar a escolher o software de gestão é importante que esteja claro qual problema você quer resolver?

Podem ser vários, mas é importante manter isso em mente. Pois, muitas vezes você precisará abrir mão de atributos para ter outros.

Por exemplo: é muito difícil encontrar um software completo, que possua todas as funcionalidades que você precisa, e que seja muito simples de mexer. Ou seja, simplicidade e software completo, normalmente são características conflitantes.

Nessa hora é importante decidir qual a prioridade de sua clínica que deve ser atendida pelo sistema. O software completo vai exigir maior treinamento de sua equipe, mas por outro lado, vai oferecer inúmeras possibilidades para implementar processos da maneira que for melhor para você.

     2.  Regras de negócios e particularidades

A segunda dica: é fundamental que você busque um software que seja focado no seu segmento. Ou seja, procure um sistema que seja especializado em odontologia.

Ao adquirir um software, você não só compra um produto, você passa a fazer parte de um grupo de usuários. Assim, você também terá acesso às novidades e novas implementações.

Você é um dentista, você prefere uma nova funcionalidade que foi implementada em um sistema odontológico ou implementada em um sistema médico?

     3.  Estrutura

Qual será a estrutura necessária para utilizar o software?

É importante avaliar os equipamentos necessários para utilização do sistema de gestão. Esse quesito pode variar muito de software para software, principalmente porque atualmente existem vários sistemas em nuvem, que não exigem um servidor local, possibilitando economia.

Além de poderem ser acessados de qualquer dispositivo e de qualquer lugar do mundo, sem preocupação com vírus em seu computador.

     4. Implantação

Já avaliou os problemas que você quer resolver? Se o software atende as particularidades do seu consultório? A estrutura necessária? Agora é hora de pensar na ação!

O sistema de gestão é apenas uma ferramenta. São as pessoas que vão utilizá-lo e vão criar valor com o mesmo. Portanto, muita atenção nesse passo.

É importante prestar atenção no processo de implantação, por isso se envolva no processo, engaje seus funcionários.

Nossa dica é implementar, em um primeiro momento, o básico. E definir, ao longo do tempo, a implantação de melhorias e novos processos. As pessoas têm de acostumar com a ferramenta e enxergar seus benefícios.

     5. Pesquise e faça testes

Antes de tomar a decisão de qual software utilizar, pesquise muito.

O mercado já oferece inúmeras opções de sistemas odontológicos, logo, é preciso encontrar um que será mais adequado para as necessidades do seu negócio.

Uma boa dica para avaliar as funcionalidades do sistema é realizando testes. A grande maioria das empresas do segmento oferecem testes gratuitos para que os dentistas utilizem suas plataformas para avaliarem a sua eficiência e aplicabilidade em seus respectivos negócios.

. Blog Qual o Melhor Software Odontológico?

Related Post